Hoje, dia 25 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Indústria. A industrialização no país se intensificou a partir do governo de Juscelino Kubitschek, contribuindo para que a economia brasileira aumentasse consideravelmente. Atualmente, é impossível imaginar como seria a vida sem esse setor. No entanto, eventos macroeconômicos constantemente fazem com que a categoria tenha que se reinventar.
Coronavírus
O surgimento da pandemia Coronavírus pegou todos os setores de surpresa, mas o setor industrial já enfrentou outras crises e esta é mais uma. Todas as indústrias precisarão se adaptar a uma nova rotina no qual não estamos familiarizados, e isso pode demorar um pouco. Mas para a Indústria Vidreira, por exemplo, o cenário é otimista. Afinal, o vidro é um produto que tem muito espaço para ser explorado.
Circunstâncias como as atuais trazem a reflexão sobre a importância do fortalecimento da Indústria Nacional e sua constante reinvenção.
Indústria nacional
Mais do que nunca foi possível identificar a importância de valorizar a fabricação local.
O dólar está em alta, observa-se a necessidade da independência de outros países e a cada dia mais empresas estão optando pela produção nacional. No entanto, os desafios não são poucos. É preciso ter incentivo do governo: investimento em educação especializada, investimento em desenvolvimento de novos produtos, investimento em tecnologia, redução da burocracia empresarial e incentivo para abertura de pequenas empresas.
Mas não é só isso: a indústria nacional também precisa do apoio da população e outras empresas. A compra de apenas produtos importados enfraquece o setor, tanto para o idealizador/fabricante do equipamento, quanto ao fornecedor de insumos.
Apesar de todos esses desafios mencionados, nós da Italotec incentivamos a fabricação local; para que todo o setor se fortaleça internamente. E, com todos esses incentivos, enxergamos um futuro promissor para a Indústria.
Futuro da Indústria
Apesar do setor industrial ter surgido lá no século XVIII, ainda há muito espaço para ele. Aliando a tecnologia informática e robótica ao setor, é possível ter um crescimento exponencial, acompanhando países de primeiro mundo como os Estados Unidos e até mesmo a China.
Não é à toa que a Indústria é o setor com maior representação econômica do mundo, o setor é o passado, presente e futuro. É a engrenagem principal para a movimentação de outros setores. Com o devido apoio, seu crescimento será constante e, consequentemente, trará ainda mais benefícios econômicos e sociais para o país.